Qual a importância da comunicação visual para empresas?
Esse é um ponto fundamental, que pode fazer grande diferença para a sua marca.
O que é comunicação visual?
No universo do marketing, ou popularmente versado, temos o ditado em “uma imagem vale mais que mil palavras”. E de fato a imagem é um atrativo aos olhos de muitas pessoas, pois o visual de uma embalagem, a decoração da loja ou do ambiente vai ser um ponto importante na aproximação do seu público.
Quando se fala em comunicação, geralmente se pensam nas palavras utilizadas para falar com alguém. Porém, essa forma de interação também pode acontecer apenas por elementos visuais e a Comunicação Visual é uma estratégia altamente interessante para levar sensações ao consumidor e provoca reações.
Comunicação visual é toda forma de se comunicar utilizando elementos visuais. Pode ser através de banner, displays nos balões de lojas, adesivação em elevadores e escadas rolantes de shopping. Em resumo é quando sua empresa utiliza imagens em peças publicitárias, ela está usando a comunicação visual para expressar suas ideias, mostra a marca.
O principal atributo da Comunicação Visual é causar impacto, seja no mundo real ou virtual, pois é relevante para sua marca. E sua marca, através do logotipo deve estar na mente do consumidor, pode fazer a diferença pois um mero símbolo pode promover o reconhecimento. É o caso, por exemplo, da asa – ou do “correto”, como pensam alguns – que representa a Nike.
Como apostar em comunicação visual
A escolha das cores no marketing visual é de grande importância. Afinal, elas trazem sensações ao consumidor e provocam reações. O tipo de fonte também tem papel de destaque na construção textual (lembre-se da escrita de Coca-Cola).
Essas definições estamparão toda a comunicação visual da empresa: dos chamados itens de papelaria (papel timbrado, envelopes e cartões de visita), passando pelos banners, folders e brindes, até o site ou blog e redes sociais.
Você pode fazer a diferença para sua marca pela comunicação visual ao focar no público-alvo, elaborando materiais que o agradarão. Você o conhece, então pode se valer desse conhecimento para criar recursos atrativos.
Conte conosco para elaborar sua comunicação visual e assegurar o retorno esperado para o investimento. E mais: não tenha medo de mudar, mesmo que os resultados estejam positivos. É preciso conquistar clientes novos e, ao mesmo tempo, manter os antigos. Para que isso aconteça, é necessário planejamento.
Nós do mewmarketing aguardamos por novos desafios.