Em continuação ao post – As Ferramentas de Comunicação, vimos que temos diversas possibilidades ou instrumentos para sua empresa ou marca se comunicar com o cliente. Devemos considerar que cada uma tem um objetivo, um enfoque e requer planejamento, um plano de ação e execução para alcançar os objetivos da Organização.
Abaixo listamos outras ferramentas, que denominamos de veículos de comunicação, importante para geração, difusão e divulgação. Essa ferramenta subdivide-se em uma infinidade de canais que podem ser a mídia eletrônica, impressa, extensiva, alternativa, Internet, entre outras.
Mídia impressa
Podemos chamar de mídia off-line, ou seja, a mídia escrita por um meio de comunicação, o qual se refere particularmente aos materiais de caráter publicitário ou jornalístico, que são impressos em gráficas ou birôs de impressão. O meio impresso pode ser veiculado em veículos de comunicação como jornais, revistas, tabloides, anuários ou em peças avulsas como folhetos, mala direta, folders, flyers, panfletos, cartazes, encartes.
Os jornais e revistas ainda mantém espaço e são importantes meios de comunicação.
Jornal
É um meio de comunicação impresso que possui conteúdos, divididos em colunas que podem tratar sobre Economia, Política, Notícias locais, Esportes, Horóscopo, etc. Muito embora seja pouco atraente para jovens, os jornais regionais ou os distribuídos gratuitamente em estação de metro ganham adeptos a publicidade de sua marca deve ser considerada.
Revistas
Voltadas para diferentes públicos, os seus conteúdos variam e há uma grande variedade nos tipos de publicação. A revista Superinteressante, da Editora Abril desenvolve um conteúdo exclusivo para publicidade para o publico jovem. Porém existem revistas especializadas para cada segmento, e se seu publico é corporativo vale estudar qual revista possui boa circulação e analisar a possibilidade de investir nessa mídia.
Mídia eletrônica
O rádio e a televisão são os maiores veículos de comunicação da mídia eletrônica. Ambos os veículos tem suas peculiaridades e depende de terceiros (agências especializadas) para produção de conteúdo e tratativas para divulgação. A TV requer um bom investimento enquanto o rádio é mais acessível de grande alcance em determinados horários para público especifico.
Internet
A Internet é um grande triunfo dos dias atuais para se comunicar com o consumidor final. É em conjuntos com as mídias sociais (facebook, instagram, youtube) que a comunicação e compartilhamento de dados vêm evoluindo como um todo. O domínio e acesso sobre esse meio é fundamental hoje para qualquer marca, pelo potencial transformador que esta ferramenta representa.
Mídia extensiva
Este veículo está associado a alguns recursos de comunicação como: painéis externos e internos; backlights e frontlights; outdoor; empenas; adesivos em ônibus ou metrôs; frota personalizada; totens; luminosos, entre outros. É através destes veículos que muitas idéias e produtos são anunciados.