As ferramentas de comunicação são instrumentos de trabalho empregados por publicitários, jornalistas, marqueteiros, entre outros profissionais. Por meio de técnicas e uso de linguagens adequadas à cada público são elaboradas campanhas para posicionamento de sua marca em determinado canal que gere visibilidade.

Abaixo, segue algumas ferramentas utilizadas pelos comunicadores:

Marketing

É através do marketing que a marca cuida de sua imagem perante os clientes. É o posicionamento da sua empresa, produto ou serviço no mercado. Esta ferramenta trata de todo o ciclo do produto desde sua produção até o consumo criando um relacionamento entre os clientes e o serviço.

Publicidade e Propaganda

A publicidade e a propaganda dizem respeito ao ato de divulgar e incutir uma idéia ou produto na mente das pessoas. Ou seja, estas ferramentas têm a tarefa de ao divulgar um produto, promover a venda do mesmo, mediante a criação de uma necessidade na mente do consumidor. Para a boa utilização desta ferramenta ela constrói estratégias fundamentadas em pesquisas de mercado.

Merchandising

É a forma como o produto vai se apresentar no ponto de venda. Um bom material de comunicação no ponto de venda é que vai garantir a atenção do consumidor, uma embalagem atrativa, por exemplo, aliada a ações de promoção, degustação, banners, displays, cartazes, luminosos, stoppers, móbiles, ente outros.

Promoção de Vendas

As promoções são estratégias utilizadas para aumentar as vendas e estimular as pessoas a consumirem mais do que elas estão acostumadas. É um método para aumentar o faturamento da empresa, por exemplo: distribuir brindes; realizar degustações do produto entre outros.

Eventos

Por trás de um evento há sempre o objetivo de captar os participantes para o consumo da marca patrocinadora. A idéia é levar a um público externo um conceito, modo de vida ou estilo que estão testando e querendo introduzir dentro do mercado.

Assessoria de Imprensa

Para garantir a credibilidade de um produto no mercado, a empresa se utiliza da ferramenta de um Assessor de Imprensa, geralmente um jornalista, que terá a missão de sempre manter a mídia e a opinião pública atualizada sobre novidade daquele produto ou marca. A assessoria envia releases e notícias para a manutenção do produto.

 

continua…

Márcio Ramos

About Márcio Ramos

Apaixonado por marketing, comunicação, feiras e eventos, pessoas e marcas. Administrador de Empresas | Gestor em Comunicação Integrada

Leave a Reply