“A comunicação é fundamental para que a administração organizacional – políticas, planejamento, ações, direções e controles – tenham sentido e significado para os integrantes da organização e suas redes de relacionamento”. Assim é a fala do acadêmico Paulo Nassar, especialista em Comunicação pela USP.
O que se propõe nesse post é salientar que a Comunicação Integrada visa englobar todos os stakeholders (funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, governo) da Organização, pois cada um será impactado de forma direta ou indireta pelas ações de comunicação e isso repercute de diversos modos, pois cada um tem um entendimento.
A comunicação é um processo, em que emissores e receptores participam.
A Comunicação Integrada agrega a Comunicação Interna, Mercadológica e Institucional, aonde a empresa reúne seus departamentos para mapear os melhores canais, uniformizar as informações a serem compartilhadas e diminuir os ruídos que possam ser gerados, caso a comunicação seja individualizada pelos departamentos.
Imaginando um desgaste da imagem corporativa, a Comunicação Integrada é fundamental, pois ela se abastece da congruência e a uniformidade das informações a serem inseridas em uma ou mais ferramentas de comunicação. O efeito positivo deve ser repercutido aos poucos, de modo que atinja os mais diversos públicos.
Se sua empresa necessita padronizar processos de comunicação, melhorar pontos, realinhar a comunicação interna, direcionar as ações de marketing ao público certo, continue acompanhando nosso blog, peça um post específico ou entre em contato conosco para analisarmos o seu caso. Não esqueça: